domingo, 2 de janeiro de 2011

Egipto


O egipto estava à minha espera à sete mil anos (sempre quis dizer isto), chego hoje (e finalmente) ao último país da minha viagem ao médio oriente, para aqui entrar tive que tirar um visto em eilat que foi tão fácil como comprar um pacote de bolachas maria num supermercado em portugal, pago o visto para entrar no egipto, perguntam-me três vezes se sou jornalista, pago a taxa para sair de israel e pago a taxa de fronteira entre eilat e taba, quase que ando a gastar mais dinheiro em vistos do que em tudo o resto. Entre a fronteira e a capital distam 344km, à entrada pergunto a um segurança do aeroporto onde apanho o autocarro para o cairo, diz-me que não há autocarros a unica solução é ir de taxi e chama um amigo dele taxista que está mesmo ali ao lado, agredeço e sigo já os conheço ganham todos à comissão é triste um turista contar com um segurança e ele tentar fazer negócio connosco, sei que há autocarros vi ontem no site da lonely planet tenho que andar uns 500 metros até à estação e recusar a boleia de uns vinte taxistas, pago 10€ por duas pessoas para a viagem até ao cairo, entro e espero que encha, está quase cheio e entra o vendedor de bilhetes na minha direcção diz que se enganou na conversão e afinal são 10 cada uma, dou-lhe mais dez euros, continua a ser barato para mim.
No autocarro conheço um casal de americanos de chicago que têm uma lista de hoteis a escolher mas nenhum reservado, ao sair do autocarro queremos um taxi até ao centro, mesmo antes de mostrar vontade de apanhar um taxi temos uns dez taxistas à volta, mostro a morada do hotel e um diz 60 o outro diz 50, vamos no de 50, o de 60 vem atrás de nós e diz 40 , seguimos no de 40, começam a discutir um com o outro, nós só nos rimos, só aqui.. chegam a uma conclusão vão dois taxis e fica a 20 cada um, mas nós queremos ir todos juntos dizemos, eles dizem que o taxi é muito pequeno para quatro, um taxi é muito pequeno para 4? então vamos a outro, deve haver 8 milhoes de taxistas nesta cidade diz Raquel, ok ok 40 for 4, 10 each, concordamos, seguimos para o centro da cidade, eu para o regente hostel e eles para o que escolheram. Mal entramos no taxi o outro taxista abre a porta do lado do pendura e senta-se no mesmo banco que Sam, agora estamos 6 num taxi que era pequeno para 4, só aqui.. Querem-nos levar para um hotel que teem comissão, nós queremos o que temos reserva, levamos uns dez minutos em frente ao hotel deles o harmony hotel para eles perceberem que não queremos ficar ali, vamos depois ao hotel dos americanos, eu espero com a minha mãe no taxi, o taxista vai com eles até ao hotel com esperança que esteja cheio e os conseguir levar ao hotel que tem comissão, eles voltam a dizer que ali não ficam mal entraram ficaram presos no elevador e viram um rato ahahah dizem que vão connosco para o regent, antes claro está paramos uma vez mais no harmony, têm que ser como eles querem, estes taxistas..
150€ 2 pax quatro noites quarto privado com pequeno almoço, visita às piramides, excursão a alexandria, jantar cruzeiro no nilo e taxi de volta ao aeroporto, nada mau digo, o manager diz-me que faz isto mas depois tenho que lhe dar um 100% no hostelworld, dou lhe se merecer digo-lhe. Os americanos são super simpáticos tinha saudades de ouvir inglês/americano é inglês na mesma mas é muito diferente para mim é como português e brasileiro é ..same same, but different.
Conhecemos a cidade no primeiro dia, as pirâmides no segundo, alexandria no terceiro e o principal museu do egipto no quarto, o que vejo no segundo e o no quarto dia imperssiona-me, no primeiro e o terceiro decepciona, começo a achar que as verdadeiras belezas são aquelas que foram feitas quando não havia condições para as fazer.
Feios porcos e maus é o titulo de um livro que nunca li nem sei do que se trata mas não me admirava nada que esse livro fosse dedicado ao povo egipcio, eles são feios, porcos, maus, chatos, insistentes, mal-educados e tudo o que seja o contrário de um povo que saiba receber estrangeiros, vir ao egipto depois de ter ido à síria só faz gostar mais da siria.
Posso ver a qualidade de um povo pelo ar dos animais que andam na rua, encontrei numa das escadas para as pontes um gatinho bebe devia de ter umas 3semanas, estava assustado e sozinho ele olhou para mim com cara de "ajuda-me" não sabia o que fazer só sei que não o podia deixar ali, mal peguei nele começou com a delicia dos ronrons como se dissesse "obrigado", disseram-me, não devias pegar no gato, ele deve estar doente, doente tás tu respondi-lhe em português, acabei por o levar para os jardins do museu do egipto ali andam muitos gatos e os turistas alimenta-nos, aqui a terra onde os gatos já foram considerados sagrados andam agora esfomeados, ao contrário do resto do médio oriente, na turquia os gatos andam limpos, são mansos e única coisa que querem é algum carinho, no cairo os gatos andam sujos, não dão vontade de os apanhar, e a única coisa que querem é comida.
Tal gato, tal povo.
O nosso motorista até as piramides parece um actor dos malucos do riso antes de chegarmos onde queremos chegar leva-nos a todas as barraquinhas que recebe comissão, os papyros, os perfumes e ao amigo que faz passeio de camelo entre as piramides, explica-nos que a distancia entre as nove piramides é de 12km e só dá para fazer ou de cavalo ou de camelo (ou nos cavalos dele ou nos camelos dele) que faz preço de amigo por sermos nós (claro) e fica a 300 egypsian pounds each, isso não é um pouco caro? não porque inclui a entrada e a entrada custa 200pounds cada uma, explica-me se formos pelo lado turistico é este o preço e ele pode fazer mais barato porque paga todos os anos ao estado e blablabla hmm bom assim não é muito, já temos o camelo e se é assim tão longe, o dos malucos do riso diz que é um excelente preço para aproveitarmos não sei porque mas não acredito nele e peço para irmos por onde todos os turistas vão, ainda tenta oferecer um chá e diz que fica por 250.. Não confio nesta gente, são todos os aldrabões só vem dinheiro à frente, não levei muito tempo a confirmar o que já sabia, eles são mesmo todos uns aldrabões! A entrada para estudantes (tive que dizer que tinha 16 anos), (tambem me podem chamar de aldrabona) custou 30 e adultos 60, bem parece que poupei algum dinheiro, e a excursão é desde o hotel.. A distância entre as 9 piramides faz-se muito bem, a história dos 12km é só para convecer o turista que ainda não sabe como as coisas funcionam, já dentro das piramides à tantas mas tantas pessoas a tentarem ganhar dinheiro com o turista que só quer conhecer as piramides, camel camel, horse horse,  you know how much? you know how much? need a guide? camel camel, guide guide photo photo, nunca tinha visto pessoas tão chatas são mesmo muido incomodativas não nos largam, são piores que o pior animal que existe, melgas!.
Cada um tem o seu preço e ficamos a saber mesmo sem perguntar, quanto mais andamos mais barato fica, 60, 50, 40, 30, 20, 10, 10? só 10 para uma volta de camelo as duas? sim só 10 eu só quero ver voces felizes o dinheiro não importa, sei que isto não é verdade mas como sei que fazem qualquer coisa por um euro já nada me admira, lá nos metemos em dois camelos apesar de só querermos um, penso damos uma volta depois damos 20 a eles, 10 tambem não é nada, andamos uns 100 metros tiramos fotos e dizemos que já chega, dizem que nos querem levar mais à frente para não nos preocuparmos com o preço porque só nos querem ver happy.. sim pois..
Nos cem metros de volta começam com a mesma conversa pagamos o que quisermos, umas pessoas dão 500 outras 600 não se preocupem só queremos ver-nos felizes.. 500, 600? oh amigo eu não sou rica combinamos 10! faz que não percebe e continua algumas pessoas 500 outras 600, já não estou a gostar da conversa, andamos pouco mais que 5 minutos de camelo, ordeno que baixe, dou lhe 20 pergunta-me pelo resto, qual resto? diz que aquilo não é nada não aceita menos que 400! Grrr que raiva destes nojentos dizem uma coisa e depois fazem outra, para eles "os turistas são todos parvos" viro-lhe as costas começam a chamar * * *, isto acontece numa das maiores maravilhas do mundo. Segundo a minha mãe, camelos são eles.
Estão todos esfomeado até o policia depois de ter insistido para tirar uma foto com a nossa máquina me pediu dinheiro, o mais incrivel não é ver isto, o mais incrivel é de conhecer muita gente que diz que veio ao egipto e adorou, não consigo adorar um pais que tenha um povo como este, tenho a ideia que para muitas pessoas os paises do médio oriente "é tudo a mesma coisa" redondamente enganados, são todos completamente diferentes, a turquia não se compara com a jordania e a siria é insultada se comparada com o egipto.















O policia que queria gorjeta..


a maravilha..
No cruzeiro


                                                                      Alexandria


7 horas de carro para ficar em alexandria dois pares de horas a paisagem é sempre parecida, reparo várias vezes em mesquitas no meio do nada e vários camioes parados à volta delas, hora de parar para rezar. Alexandria é daquelas cidades que como diz um amigo meu "é mais uma para ter no curriculum" acho que não compensa andar tanto de carro para ver o que se vê, muitas pessoas a pedir, eu andei nas ruas em que turistas nunca se vê e quando os que turistas não veem me veem agem como se eu fosse responsável por eles, food money for food, eat, hungry, uns atrás dos outros, crianças, velhos, homens,mulheres, se desse a todos os que me pedem tinha que ir eu pedir para chegar ao fim da viagem.
Estou na biblioteca e está por ali um livro de mensagens, desfolho umas páginas, corea, canada, austrália, argentina, portugal, portugal? dizia Volta ao mundo sagres filipe vieira e johny teixeira 7/12/2010 passámos por aqui, que giro, escrevo por baixo, Ana Custódio Vilamoura Portugal, tambem passei por aqui! :)
Alexandria têm mesquitas enormes, um bonito porto de pesca, a famosa biblioteca, uma citadela, gelados deliciosos e um povo de fugir, tento acreditar que todos os sitios têm um povo e locais bonitos para se ver, não sei se alexandria têm mas se têm fui eu que não vi bem.
Quando este texo foi escrito já sabia de algo que ninguem sabia neste momento que estou em alexandria, hoje último dia do ano houve um atentado de um bombista suicida perto de uma igreja, morreram 21 pessoas em alexandria no último dia do ano, na mesma cidade, no mesmo dia, onde eu passei todo o dia.
De volta ao hotel, o manager cada vez que passo por ele diz-me hostelworld 100% don´t forget, o rapaz da recepção cada vez que passo por ele diz-me, la mujer bonita no se compra com dinero, enquanto espero que o que pensa que não compra mulheres bonitas com dinheiro me dê as chaves para entrar no quarto está a atender um canadiano que está a fazer o check in, pergunta se têm hi fi, ele diz que sim mas têm que pagar para saber a password (a mim não me pediram nada), que se for lá fora têm que pagar e blablabla, ele está na dúvida se fica ou não por ter que pagar internet mas lá aceita enquanto o da recepção lhe vai buscar um lençol e uma toalha digo ao canadiano que a password são 5vezes 4, enquanto uns gostam de complicar, outros gostam de simplificar.
De noite fiz o cruzeiro no nilo, não sei explicar o que sinto só sei que fico estupidamente feliz apenas por andar de barco, talvez seja por já ter sido estupidamente feliz em outros barcos.
O barco é lindo, o jantar optimo as danças belissimas, a paisagem encantadora, tudo é bom estando no nilo, e o cairo de noite visto do nilo é maravilhoso (eu disse de noite e visto do nilo).
Quem vier ao egipto não deve deixar de ir ao museu do cairo, têm muitas coisas interessantes para se ver principalmente quem gostar de história, o museu têm tudo o que eu estudei no 5º ano em história, mumias, processo de conservação, histórias dos egipcios, múmias, múmias, múmias, múmias... e mais uma sala especial com... múmias. (mas estas não são umas quaisqueres, são as múmias da realeza)!
Hoje é o último dia do ano, daqui a umas horas festeja-se a entrada de um ano novo, apesar da maior parte das pessoas que o fazem aqui, o ano que se segue vai ser igual ao anterior.
Ando perto do nilo, vejo as pessoas a atravessar a estrada, vejo que é preciso ter coragem para atravessar e ser preciso sangue frio para conduzir aqui, os peoes metem-se à frente e os carros não deixam de andar por esse motivo (lembro-me nas minhas primeiras aulas de condução parar a uns 50 metros antes de uma passadeira ehhe).
Estou a pensar "não sei como não é ninguem atropelado", e uns segundos depois vejo uma mulher ser atropelada mesmo à minha frente, fico gelada é horrivel ver isto, levou uma pancada enorme, ficou estendida, o carro continuou, aqui não há responsabilidades, aqui só hà inrresponsabilidades, está imensa gente na rua um homem leva ela para a berma e dezenas de pessoas juntam-se à volta dela, muitas delas com máquinas fotográficas na mão querem uma recordação da mulher que foi atropelada a uma hora do ano novo, tambem eu me aproximo quero ver como ela está e quero ver a cara das pessoas que olham para ela, tenho a sensação que os seres humanos ficam mais entusiasmados nas desgraças do que nas alegrias, aproximo-me, mais pessoas tambem se aproximam quase todos homens, vejo a cara dela, está branca, não têm sinais de sangue, não parece estar a respirar, vejo os flashes das máquinas na cara branca da rapariga que contradiz com o lenço negro que lhe cobre os cabelos, tentam apalpar-me saio daqui a fugir, eles são nojentos, não sei se ela ficou bem se não só sei que esta gente é o povo mais nojento que já vi.
Sei que podia ser eu ali estendida, sei que nunca me vou esquecer da imagem dela a cair na estrada e ao carro a continuar, sei que não me vou esquecer das reacções deste povo numa situação como esta, sei que é em situações como estas que me identifico mais com os animais do que com os "meus irmãos".
Há uma coisa a que os franceses dão o nome de "argent" que felizmente ou infelizmente parace resolver tudo, mal cheguei ao cairo fui à embaixada da India que por sorte ficava na mesma avenida do meu hotel, fui à embaixada na quinta, tinha o voo no domingo, a rapariga diz-me que o visto está pronto na segunda ou terça.. Mas o meu voo é domingo.. O que percebi é que eles fazem tudo na hora e basta eles quererem e o visto fica pronto em minutos tal como o do egipto em eilat, acabei por pagar 80€ pelo visto e ficou pronto num dia, o que o dinheiro felizmente ou infelizmente faz.
Tudo é relativo, nas viagens tambem é preciso sorte de encontrar pessoas como-deve-de-ser, tenho uma amiga que foi duas vezes ao méxico, a primeira adorou, a segunda detestou, por isso não quero passar a ideia de que um pais ou um sitio seja mau, apenas conto o que me acontece e a partir daqui a opinião com que fiquei desse local, talvez se tivesse feito um cruzeiro de luxor ao cairo gostasse mais, é muito fácil no cairo arranjar cruzeiros de 4 dias com tudo incluido a pouco mais de 200usd mas não tinha tempo para isso,
gostava de dizer que gostei mas não gostei do egipto, apesar de não ter desgostado de cá ter vindo.
Faz 5 anos que não passo a passagem de ano em portugal, desde a minha primeira viagem fora da europa ao rio de janeiro que as minhas viagens têm aumentado, o duração delas, a distância, o número de países, só uma coisa têm diminuido, o tamanho da minha bagagem.
Últimas passagens de ano
2005 rio de janeiro
2006 new york
2007 las vegas
2008 kuala lumpur
2009 honolulu
2011 cairo
a melhor passagem de ano que estive foi na cidade mais bonita do mundo, Rio de Janeiro.
Estou em cima da ponte a ver os barcos iluminados à espera do que todos esperam, perto da meia noite vejo alguem que conheci uns dias atrás.. o inglês de manchester que dormiu no mesmo dormitório que nós no corinne hostel em eilat.. Que giro, está com um brasileiro e duas hungaras, mas as hungaras estão no nosso hostel, pergunto ao inglês em que hotel está, no regente hostel desde quarta-feira e tu?
No regente hostel desde quarta feira.. ahha I don´t belive, happy new year everybody, Cairo 2011









Planetário Alexandria
A biblioteca

Cairo, 2011

2 comentários:

Viagens Lacoste disse...

Boas fotos fico à espera dos textos :)
Continuação de boa viagem.

Wherehaveyoubeen disse...

Obrigada Hugo :)