domingo, 19 de dezembro de 2010

Jordânia

Little Petra


Litlle Petra







O pai, o filho e a turista.

Entrada em Petra
Até as barbies...
Monte Nebo

Na fronteira entre a Siria e a Jordania, enquanto os motoristas rezam...
A viagem entre damasco e amman dura quatro horas, mais o tempo que se espera para passar a fronteira, mais meia hora que é o tempo em que os motoristas saiem do autocarro com um tapete na mão para irem rezar na rua. Santa paciencia, isto é normal aqui, eu é que tenho que me adaptar, é quase de noite ainda não tenho hotel em amman  e da janela do meu lugar vejo os motoristas de cu para o ar e levantar e sentar e levantar e sentar e tocarem com a cabeça no tapete, eles aqui dão a isto o nome de rezar, eu chamo de perder tempo.
É mais fácil do que penso encontrar hotel em amman, 8JD para as duas uma noite, são dez da noite e o recepcionista diz-me good morning, está a fumar não-sei-o-quê, o hotel é um bocado esquisito mas não quero saber, tomo um ducho janto perto do hotel farafel com um molho que não sei o que é mas sabe bem e volto para o hotel rivieira (pelo nome parece que estou num grande hotel) o dono convida-me para um chá, aceito, o dono é jordano e fala italiano, o socio é iraquiano, os dois funcionários são egipcios e a nova hospede que pediu para usar a internet para reservar hotel em petra é portuguesa e está no meio desta salada made in middle east.
Ammã é uma cidade que não impressiona, downtown fica vista numa manha, reparo que o que esta cidade têm imenso são casas de dvds e mochilas do cristiano ronaldo, em petra são os barbeiros, tal como em são josé as sapatarias ou em macau as lojas de relógios.

Petra
Hotel oriente gate 20€ para duas noites, parece que tudo é barato mas já gastei quase 800€ tenho que ter ainda menos gastos se não, não chego ao final, mentalizo-me que vou compensar quando chegar à asia. Só em vistos já gastei 120€, 30 na turquia, 50 à entrada da síria, 20 à saida da síria e 20 para entrar na jordânia (2pax)
Wadi musa é a cidade mais próxima de petra, onde ficam a maior parte dos hoteis, quinze minutos a pé para conhecer a segunda maravilha do mundo, nem tu sabes o que te espera ana.
O hotel é muito bom para o preço que é e fica mesmo no centro, ou sou eu que estou a ficar esquisita e já pouco me imperssiona ou há coisas que têm demasiada fama para aquilo que são. Wadi musa não é nada de especial, petra é que vale a pena é o que penso antes que adormecer.
Dia de Petra
Acordo com os aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaahhhh das mesquitas às seis da manha, dia de petra ehehe vim à Jordânia mais por este dia, faço o caminho que me separa de petra para saber que a entrada nas ruinas custa 50JD, 110€ duas pessoas, fico em choque, não pode ser verdade não pode! Estou a ver escrito e não estou a acreditar, não posso deixar a jordânia sem conhecer as portas de petra mas tambem não posso gastar 110€ para ver pedras esculpidas, penso olha que se lixe, vou. Sento-me um pouco a pensar no que faça, quero ir mas não quero gastar tanto, tenho ainda tanto para andar se isto fosse no final da viagem.. Se não for arrependo-me, se for arrependo-me. Com este dinheiro estou eu uns dez dias na India. O hotel custa dez por noite para as duas e agora vou gastar cento e dez.. Como o hotel foi barato posso gastar mais aqui, quando as coisas são baratas tenho que compensar para quando não são. Passa-me tudo pela cabeça, volto a informar-me se este é mesmo o preço, sim é, inclui uma volta de cavalo e guia, mas eu não quero guia e posso passar sem o cavalo! Este é o preço, isto é do governo.
Merda merda merda. Não está certo, não pode estar começo a achar que quanto menos despesas uma coisa dá mais cara ela é. Começo a pensar que pago 9€ para entrar no louvre e um ou dois dias por semana não se paga entrada, é nestas coisas que gosto da europa, isto até devia ser grátis, acho que tudo o que é património da humanidade deveria ser isso mesmo património da humanidade não um roubo para a humanidade. Enquanto penso se entro ou não vejo as lojas que rondam a entrada, assim como todas as pessoas que entram com o bilhete na mão, mas eu serei a única a ficar na dúvida? A maior parte está em grupos entra um grupo de um autocarro cheio de irlandeses (percebo pelo ar deles e pelas camisas da guiness) só rapazes deve ser viagem de finalistas ou algo assim seguido de quarenta chineses com um guia, deduzo que para as agências sejam mais baratos os bilhetes, caso contrário vai ali mais de cinco mil euros para um colar novo para a rania.
Vejo uns livros com imagens de petra, um dos vendedores da loja pergunta-me em que lingua quero, tanto faz só quero ver as imagens.
Pergunta-me tambem se vou entrar ou se já sai, nem uma nem outra, pergunto se acha que vale a pena o preço do bilhete, diz-me que para ele custa 1JD, mais 49JD se for turista? Não acredito, isto não faz sentido!
Pergunta-me se já fui a little petra, isso existe? lol Sim fica não longe daqui e não se paga nada, começa a agradar-me, e como vou para lá? Eu tenho um carro, costumo fazer isto. 10JD para ir e voltar, aceito, deixa a loja para nos levar.
15 minutos para lá chegar, muitos animais pelo caminho, camelos, cavalos, cabras, burros imensos burros, imensos muidos em cima dos burros, muito bonito, poucos turistas, diz-me que big petra é igual mas maior mas que têm as famosas portas claro está.
Explica-me que mudaram o preço desde à cinco meses que era 21JD (os jordans estão neste momento mais alto que os euros) mas que agora inclui o guia e os cavalos.
Little petra é bonito, acredito que a grande seja mais ainda, está um rapaz a vender pulseiras pergunta-me se quero um chá, aceitaria se não tivesse com o rapaz que nos trouxe de carro, pergunta-me se já estive em big petra, digo-lhe que a entrada é muito cara, sorri e diz-me que conhece um caminho secreto de little petra até big petra, apenas uma hora a andar. Agrada-me imenso a ideia não só porque não gastava nada mas porque gosto destas coisas e ele parece ser excelente pessoa, o rapaz do carro diz que não é boa ideia porque existe sempre muitos controlos e posso vir a ter problemas e que ele não pode fazer isso, o que já lá estava diz-lhe que tal como ele faz negocio com o carro dele ele faz desta maneira. Começam a discutir em arabe, porreiro pá criei uma discussão.
Acabo por voltar ao carro mas com a ideia a zumbir na minha mente, tiro uma foto com ele e diz-me que se quiser ele fica por ali, ele não é das pessoas com melhor aspecto à primeira vista mas gosto dele, basta um minuto de conversa com uma pessoa para saber se a quero voltar a ver.
Já no carro o meu guia diz-me que ele é um cigano que todas as entradas são muito controladas e podia vir a ter muitos problemas com isso, podiam mesmo levar-me para a esquadra, penso, porreiro pá ir presa porque não quero ser roubada.
Acabo por só conhecer a pequena petra e tento convecer-me que as melhores produtos estão nas embalagens mais pequenas apesar de saber que este não é o caso.


Dead Sea




Isto sim são pedras preciosas



Dead Sea Tour
Fiz a excursão ao Mar morto a partir de amman, inclui madaba e monte nebo, em mabada vemos uma igreja ortódoxa e um pouco da cidade e no cimo do monte nebo temos vista sobre israel, a terra que os jordanos não podem entrar. A ver a vista estão três homens, um deles diz "augusto olha ali", são portugueses. Não perceberam que eu estava aqui, um pouco mais à frente estão eles a ver os moisacos e eu começo a falar com a minha mãe para que eles percebam que somos portuguesas, costumo de me meter logo quando percebo que são portugueses mas neste caso vou fazer ao contrário, quero ver se eles se metem. Olham uns para os outros, olham para nós e ficam a ouvir a conversa, pensam que não sei que percebem, não nos dizem nada ainda olho para eles mas continuam calados, é incrivel os jordanos metem-se todos connosco, portugueses que percebem que tambem somos fazem de conta que não nos percebem, na véspera da véspera de natal no monte da jordânia que têm vista sobre Israel.
O ponto forte da excursão foi o mar morto, adorei o mar morto estive três horas dentro de água, não via o mar desde istambul e foi uma sensação optima é quase impossivel mergulhar a quantidade de sal traz-nos logo de volta à superficie, é quase como aqueles bonecos do sempre-em-pé, vale mesmo muito a pena, pelo menos para quem goste de mar.
O nosso guia deu-nos a escolher, no mar morto temos praias públicas e praias privadas estas com duches, casas de banho, piscinas mas pagam-se 15JD por pessoa (17€ +-), a praia pública fica mesmo mesmo ao lado da privada e como é obvio escolhi a pública, não vim ao mar para ir à piscina. Vale mesmo muito a pena um mergulho no mar morto.


Querida Jordânia,
Desculpa se digo que esperava mais de ti,
eu tambem aceito que digas que esperavas mais de mim.

Sem comentários: