domingo, 16 de janeiro de 2011

India



Deli



Barbeiro na rua






"A winner doesn´t come with an expiry date"
Motas, tuk tuks, carros, autocarros, vacas..
Jaipur

....

Maior cobardia pedir ou fotografar quem pede?





Jaipur
Quatro macacos

Udaipur




Diu
Só por esta foto já valeu a pena vir à India, maravilhosas.





Diu forte




Tudo isto é português, forte, diu.

Posso ter uma foto com a menina dos caracois?





....

Mumbai, estação de comboios.



no doubt, no doubt.
Este é o meu trabalho hoje.





Goa




S2 Goa

Jungle






Eu gosto de Goa e Goa gosta de mim.

Life is a beach

Sun rise
Sweet lake, sweet friends :)

Eu gosto de vacas, e as vacas gostam de mim!
An idea can change your life

Animal é quem te come, minha querida amiga vaca.


Mumbai

Look I like cinderella before party?
O mesmo horizonte?

Varanasi
Ganges
Japoneses, indianos..
Roots













Casamento indiano






MEEEEE



Dead body




Espaço Vip para os mortos vips










Morto jogado ao ganges



Agra



Baby taj mahal
Tuk tuk
Love can build a Bridge

India, o que dizer deste pais?
A india é bom, a india é mau, a india é tudo o que eu não queria conhecer, a india é tudo o que eu sonhei ver, é detestante e apaixonante é nojenta e maravilhosa, é um amor que odeio que nunca esquecerei, é suja e limpa, sorte e azar, riqueza e miséria, é um sorriso de quinze anos maravilhoso em cima de um baloiço demasiado pequeno, é a pobreza de alguem que dorme por baixo que um autocarro abandonado agarrado a um cão, é tudo e é nada, é de fugir e é de voltar, é a de não querer sair é de não querer recomendar. É um estranha e entranha várias vezes ao dia, são noites inteiras aos baloiços em autocarros por estradas de terra batida, é algo que não sei explicar, são sorrisos que valem tudo e é um tudo que não vale nada, são moscas ás dezenas na mesa do almoço, são ratos no quarto e osgas na casa de banho, são banhos de água fria com baldes, são autocarros velhos e apinhados, são as ruas a cheirar a mijo e as vacas no meio da estrada, são os porcos, as cabras, as galinhas da india, os corvos, os bacarozinhos acabados de nascer, os macacos, os indianos que parecem macacos, os indianos que sevem a comida com as maos, as mulheres a dar de mamar e a pedir, a india é um nojo e têm mais de mau do que de bom. A india é um leva-me daqui que aqui não quero ficar, é um deixa-me aqui que não quero seguir. A India é como alguem por quem não temos coragem de admitir que estamos apaixonados.
A india é um nojo bom que nunca esquecerei e não sei se voltarei, não posso dizer que adorei, há demasiada miséria para usar o verbo adorar, posso dizer que a India é incrivel e posso dizer que sim é verdade, ninguem sai da India o mesmo.
Namasté
Na europa temos tudo e não temos motivos de nos queixarmos mas falta-nos tempo para sorrir, na india não têm nada, têm motivos para se queixarem e motivos não lhes faltam para sorrir, acho que é isso que adoram quem diz adorar este pais.
Se juntarmos todos os paises da europa então temos o mesmo tamanho da India, tenho noção que cada dia que passa a situação da india piora, mais de metade da india dorme em barracas, tendas ou na rua, a população é a maior do mundo e cada casa têm sempre várias crianças, a india é um problema dificil de resolver.

Jaipur é conhecida como a cidade cor de rosa e apesar de ter alguns pontos interessantes esta cidade têm tudo menos de cor de rosa, há muita pobreza, hoje devem me ter estendido a mão mais de uma centena de mulheres e crianças, não é bonito ver isto, todas as belezas que se vê ficam pequeninas perto disto, mulheres a dar de mamar nas bermas da estrada, crianças de quatro anos todas sujas entre carros a pedir para comer, animais esfomeados, lixo por todo o lado, aqui as crianças não têm os sorrisos delicios que vi em deli, aqui os turistas tiram fotos à fome para mostrar a todos como a india é bela.
Não posso adorar um sitio assim, não posso adorar um sitio onde exista miséria e sofrimento, não sei o que dizer da India, talvez seja demasiado pequenina para falar sobre tudo isto, sei que às vezes gosto muito de estar aqui e adoro as pessoas mas também sei que outras vezes prefiro não ver o que finjo não ver.
Acabei de comprar um kilo de bananas, aparece uma miuda a gritar banana banana, dei lhe uma banana, aparece outra banana, banana, como posso não dar? aparecem mais cinco, fiquei sem bananas.
É verdade o que dizem, podes amar a India num minuto e no segundo seguinte detestar assim como voltar a gostar logo de seguida é incrivel como os contrastes mudam assim como a nossa maneira de pensar, quer se goste quer não se goste a india é um pais se mexe com todos os viajantes quer seja por bons ou más motivos, ninguem sai da India o mesmo.
Em deli fiquei com a sensação que as pessoas apesar de viverem com muito pouco são felizes, talvez porque não conhecem outra realidade mas são, todos trabalham seja a venderem ovos cozidos, pão à unidade, fruta, gelados ou batata doce assada, é muito fácil comprar comida, a India é muito bom dos fans do "comprar na rua e comer no quarto" ou mesmo "comprar na rua e comer na rua", ao contrário dos estados unidos que comer nas ruas é dificil e mesmo nos supermercados de rua, não me admirava que um indiano fosse à america e pergunta-se, se eles não têm nada para comer, como é que eles estão gordos? como na america reinam os hamburgers aqui reinam as papayas, laranjas, bananas, maças que se compra facilmente um kilo por metade de um euro, neste aspecto gosto mais da India, quem vier à procura de restaurantes então troquem o voo com destino a deli ou mumbai e ,mudem para miami ou paris. Talvez seja o paraiso para vegetarianos e o inferno para quem tenha a mania das limpezas, não tenho a mania das limpezas mas já recusei comer em vário locais, higiene é coisa que parece não ser bem vista aqui eles mexem em tudo o que existe com as mãos e depois na comida que vão dar ao cliente e se for preciso no molho tambem e depois dão o troco e volta a servir o próximo, não apanhei vacinas antes de vir, tentei faze-lo um mês antes de partir mas segundo a resposta que obtive ao telefone da clinica de faro tinham um vaga daqui a três meses, pois então fica para a próxima, tenho imenso cuidado com as aguas, não bebo chás nem tudo o que leve água, gelo, lavo os dentes com aguas de garrafas e comer só onde veja onde a comida é feita e muitas vezes a comida de rua é muito mais higienica que a de casas fechadas, se tiver sempre cuidado não se há de acontecer nada, a minha vacina é a papaia de 2kg que como todos os dias ao pequeno almoço penso.
Diu
16 horas de autocarro por estrada batida desde Udaipur para chegar a um sitio que já fez parte de Portugal, DIU, diu é uma india muito mais organizada, as casas são mais bonitas as pessoas muito mais simpáticas, e algumas pessoas ainda falam português é maravilhoso sentir-me um pouco em casa tão longe de casa, diu é uma ilha pequena, o forte português é a sua principal estrutura que o digam a quantidade de escolas que por ali andam a fazer visitas de estudo.
As viagens entre cidades faço-as de noite em autocarros que se possa dormir, é optimo, confortável, barato e seguro, alias toda a India é muito fácil de viajar, pegamos num autocarro até à cidade que queremos ir e quando chegamos temos os donos dos rickshwans que por um preço negociado levam-nos até um hotel em que nós dizemos quanto queremos gastar e ele leva-nos para um hotel com essa categoria, só em mumbai é que foi complicado arranjar hotel, todas as guesthouses que ia eram .. só para homens. Paguei 500 rupias pela primeira noite em deli, 400 pela segundo em deli, 350 pela de jaipur e 200 pela de udaipur, 200 em goa, 150 em varanasi, 250 em angra, 700 em mumbai curioso reparar que o melhor quarto que estive foi tambem o mais barato e o pior foi o de 350, tudo na India é relativo, um sitio barato pode ser bom e um caro muito mau.
Fiz a viagem de autocarro de jaipur para udaipur de noite, são 5 da manha estamos a passar numa zona muito calma onde não se vê ninguem e o autocarro vai muito devagar, está tudo a dormir e eu vou perguntar ao motorista se o autocarro têm casa de banho ou se vamos parar para ir, ele pára o autocarro, desliga o motor, abre a porta e o seu ajudante diz para o seguir, ai fora? sim sim vem vou atrás dele de meias calçadas para ver o que vai dizer, ele vai até atrás do autocarro e diz-me faz ai, aqui? yes in open, ah então podes sair por favor, ah eu fico aqui, podes sair só dois minutos? ah não eu fico aqui para ver se está tudo bem.
Ver se está tudo bem?
sim não te preocupes que eu só fico a ver se está tudo bem.
Digo-lhe, então fica que eu aguento.
Sujei as meias para nada, há coisas que só acontecem na India.
Para se fazer uma viagem destas é preciso um grande apetite, é muito cansativo, se vale a pena?
Já dizia alguém que sabia o que dizia que tudo vale a pena,
se a alma não for pequena.
Viajar na India é sem dúvida um pim-pam-pum de emoções, eu própria não sei se gosto, sei que as vezes gosto, sei que as vezes não gosto, sei que as vezes é bom, outras é mau, outras muito bom e outras muito mau, sei que não quero ficar aqui, mas sei que não quero sair já. Vi crianças com crianças ao colo, vi uma miuda de dez, onze anos a dar de mamar na berma na estrada, um bebe no meio do lixo quase.. morto..muita gente a dormir na rua, muita gente a pedir, tentam vender águas em garrafa que já foram abertas e voltam a encher, ter direito a papel higienico nos hoteis é quase um insulto, ter tens mas são 50rupias, toalhas para o banho? Não temos, dizem de forma fria ou outros dão mas muito contrariados, muitas vezes só são simpáticos antes de verem a cor do dinheiro e é horrivel sentir isso, sinceramente gostava mais de indianos antes de vir à India tinha a Ideia que eram muito generosos, mas acontece muito mais tentarem tirar do que dar, mas ao mesmo tempo a india é segura, nunca senti perigo na india nunca tive situações de tentativas de assalto só em calcuta um fulano no meio da confusão tentou abrir me a mochila, mas calcuta é uma india mais moderna e parece que assaltos é coisa de gente moderna e evoluida.
Acho que o que sinto pela India é como o que por vezes vemos escrito a corrector nos postes e muros perto das escolas secundárias
por ex:
Amo-te João Ass: Catarina 3 de Junho
Odeio-te João Ass:Catarina 5 de Junho
A palavra ideal para descrever a India é incrivel, cheguei à India por deli e passei por jaipur, udaipur, diu, damao, mumbai, goa, angra, varanasi e calcuta.
O que gostei mais foi goa, mas goa não é india é o que dizem todos os viajantes com quem me cruzo, pois não, é portugues digo eu sempre, certamente que voltarei a goa, gostei muito de ter ido a diu, o lago de udaipur é maravilhoso, angra é mais o taj mahal mas ir à india e não ver o taj mahal.. deli é uma .. big toilet..., varanasi é indescritivel, recomendo a india uma vez, por bons e maus motivos, vi coisas incriveis que nunca esquecerei, agora, voltar à india? Só quem não sabe o significado de I N D I A..

by the way, you know the meaning of India?
I N       D       I   A
I NEVER DOIND IT AGAIN

2 comentários:

Verinha disse...

Fiquei fã do teu blog! Continuação de boas ferias e mtas fotos!

Aguardamos noticias aqui e no nosso Volta ao Mundo!

Verinha

Viagens Lacoste disse...

Excelente a Índia tal como eu a espero encontrar quando aí for.
Beijinhos e boa continuação.